29 JUN 2023
Brasilândia participa de Seminário Estadual do Programa Saúde na Escola
O Município de Brasilândia está presente no ‘1º Seminário Estadual de Políticas Intersetoriais de Promoção à Saúde do Escolar com enfoque às ações do PSE’. As servidoras na área da Educação Cristina Damião e da Saúde, Mirele de Martos estão em Campo Grande nesta terça e quarta-feira (27 e 28) para trocar experiências sobre o Programa Saúde na Escola.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde e este programa visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Além disso, o evento conta com a presente de uma representante do Ministério da Saúde, Gracielly Delgado e demais entidades envolvidas na área da Saúde e da Educação.

O Programa Saúde na Escola foi instituído no ano de 2007 e, desde então, tem levado serviços de prevenção e orientação às escolas, creches, sendo um programa importante para a formação das crianças e adolescentes e para o fortalecimento e construção de políticas intersetoriais para promover a qualidade de vida da população.

O PSE possui 13 eixos que englobam atividades como a prevenção às arboviroses, desenvolvimento sustentável, promoção à saúde física e mental, prevenção da gravidez, incentivo à não violência e resolução de conflitos, entre outros temas relevantes. Estão entre as ações em que os municípios podem trabalhar:

Saúde ambiental;
• Promoção da atividade física;
• Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
• Promoção da cultura de paz e direitos humanos;
• Prevenção das violências e dos acidentes;
• Prevenção de doenças negligenciadas;
• Verificação da situação vacinal;
• Saúde sexual e reprodutiva e Prevenção do HIV/IST;
• Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas;
• Saúde Bucal;
• Saúde Auditiva;