29 FEV 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Assistência Social de Brasilândia participa de discussão de políticas públicas sociais no Estado de MS
Nos dias 28 e 29 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Brasilândia, representada por Lilian Bertonha, junto com a Coordenadora do CRAS, Pollyanna Cardamone, e a Assistente Social, Ameliana Gomes, participaram da Reunião Ordinária do Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social de Mato Grosso do Sul. O encontro ocorreu no Auditório da Assomasul, em Campo Grande.

Durante a reunião, diversos temas foram debatidos, refletindo a constante busca por aprimoramento e a implementação de políticas sociais eficazes. Entre os assuntos em pauta destacam-se:

Fundo de Investimento Social (FIS): A Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD) trouxeram à discussão questões relacionadas ao Fundo de Investimento Social.

Programa Cuidar de Quem Cuida: Também abordado pela SEAS e SEAD, o programa foca no cuidado e suporte aos profissionais que atuam na linha de frente da assistência social.

Programa Energia Social: Conta de Zero: Outra iniciativa discutida foi o Programa Energia Social, visando garantir o acesso à energia elétrica para famílias em situação de vulnerabilidade.

Programa Mais Social: Este programa, também conduzido pela SEAS e SEAD, foi tema de análise e debate, visando ampliar os benefícios sociais para a população.

1ª CEMIGRAR/MS - 1ª Conferência Estadual sobre Migrações, Refúgio e Apatridia: Promovida pela Secretaria Executiva dos Direitos Humanos (SEDH) e SEAD, a conferência foi um espaço para discutir políticas migratórias e questões relacionadas a refugiados e apátridas.

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA): Uma importante discussão realizada pelo Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social (COEGEMAS) sobre a identificação e suporte a pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Escuta Especializada: O COEGEMAS trouxe à mesa o tema da escuta especializada como parte fundamental dos serviços de assistência social.

Aluguel Social para Mulheres Vítimas de Violência: Uma iniciativa voltada para amparar mulheres em situação de violência doméstica, discutida e analisada durante a reunião.

A participação ativa dos gestores de assistência social demonstra o comprometimento do Município e Estado para promover políticas públicas e programas que visem o bem-estar e a proteção social de sua população em situação de vulnerabilidade, evidenciando a importância do diálogo e da colaboração entre os diversos órgãos e entidades envolvidos na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Local: Brasilândia