27 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Professor Transformador: Palestra sobre inovação na educação em Brasilândia reúne mais de 120 docentes
Diálogo com Edgar Andrade, um dos cofundadores do Mundo Bita, foi destaque no evento promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, através do programa Cidade Empreendedora
Reinventar-se como profissional para impactar a realidade e introduzir novidades na educação foi o tema do evento "Professor Transformador", que atraiu mais de 120 educadores e profissionais da área em Brasilândia, nessa segunda-feira (26). Organizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, o evento ocorreu na Fundação AH e contou com a palestra "A educação transformadora e as cidades", proferida por Edgar Andrade, criador do Canal Maker e cofundador e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita.

A palestra foi destinada para professores que atuam em diversas áreas do conhecimento e em diferentes níveis de escolaridade, com objetivo de trazer reflexões importantes e técnicas para abordar em sala de aula. Para o prefeito de Brasilândia, Antônio de Pádua, o evento foi ao encontro com o plano do município, de aprimorar a formação dos docentes. “Treinar e capacitar toda nossa equipe da educação, é permitir que nossas crianças, adolescentes e jovens tenham uma educação transformadora. Este é o nosso objetivo”, enfatizou.

Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, essa é mais uma iniciativa desenvolvida para contribuir com a qualificação docente no município. Por meio do Cidade Empreendedora, o Sebrae tem atuado com a proposta de apoiar na formação dos professores para estimular a adoção de boas práticas e fomentar ao empreendedorismo nas escolas.

“Mais uma vez quisemos trazer aos professores novas informações para que eles possam criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes para os estudantes, de modo a proporcionar não só o desenvolvimento das crianças, mas também o envolvimento da comunidade escolar, com a proposta de gerar transformação e impactar positivamente no território onde vivem”, enfatizou Priscila.

A palestra abordou temas como a superação do medo de errar para criar ambientes inovadores na sala de aula, a conexão entre inovação e o futuro das cidades, e a preparação dos estudantes para as profissões do futuro. O palestrante Edgar Andrade refletiu sobre o processo de mudança e a importância de se reinventar como profissional para transformar o ambiente ao seu redor.

“É necessário pensar primeiro na nossa transformação e só então refletir sobre como podemos mudar a vida dos outros. Acredito que a gente precisa redesenhar o mundo para que possamos sobreviver nele e os professores são fundamentais nesse processo. A escola é um importante instrumento de conexão das cidades e dos negócios com o futuro, então, é preciso criar ambientes e experiências que estimulem a inovação e a resolução de problemas presentes na sociedade. Meu papel nessa palestra é promover essa reflexão e fazer provocações para que as pessoas se sintam instigadas a fazer as coisas de um modo diferente”, pontuou Edgar.

Profissionais de Brasilândia aprovam a iniciativa
Marciana Santiago é professora de História e declarou que a palestra foi surpreendente, principalmente pela criatividade do palestrante, a maneira como ele apresentou a temática de forma lúdica e envolvente, abordando as questões por meio do diálogo, mas provocando os ouvintes a repensarem as práticas educativas.

“Ao mesmo tempo que ele trouxe fundamentação teórica do mundo tecnológico, também trouxe coisas práticas, de como transformar nossos espaços e estruturas que evidenciam o protagonismo juvenil, afinal, a educação é o campo que fomenta diversas esperanças. Foi algo para além da sala de aula, trazendo uma inquietação para pensarmos também, enquanto cidadãos, como podemos transformar o futuro de Brasilândia. A gente consegue repensar nosso projeto de vida, que é expresso também em sala de aula”, pontuou a docente.

A pedagoga Gizele de Lima elogiou a abordagem do palestrante e sentiu que está no caminho certo, como educadora. “A palestra provocou em nós, o desejo de exploramos o processo de ensino. Ouvir os alunos, não podar a curiosidade deles, na educação infantil, principalmente. Me senti motivada, além de mostrar que é preciso abolir o medo de arriscar”, comentou.

Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, entre em contato pelo número 0800 570 0800 ou visite o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Sebrae/MS
Autor: Sebrae/MS