03 AGO 2021
Creas de Brasilândia promove campanha de conscientização do Agosto Lilás
A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS realiza ao longo dos 30 dias a Campanha Agosto Lilás – mês dedicado de combate à violência contra mulher.

A ação visa conscientizar a população e em especial as mulheres, sobre a importância da proteção das vítimas que sofrem de violência doméstica, entretanto, não conseguem denunciar ou romper o ciclo de violência.

A equipe fará uma série de divulgação pelas redes sociais sobre as formas mais comuns de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), canais de denúncia e rede de proteção às vítimas contra a violência doméstica.

DADOS DE VIOLÊNCIA EM MS
Segundo dados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o Poder Judiciário do Estado recebeu 96 denúncias de feminicídio, sendo 31% consumados e 69% foram tentados, ou seja, quase o agressor conseguiu matar a vítima mulher.

Desses 26% que foram executados, as vítimas já haviam solicitado a medida de proteção anteriormente, entretanto, nem todas as medidas ainda encontravam-se em vigor. Ou seja, 74% das vítimas haviam denunciado crimes anteriormente praticado por seus algozes.

REDE DE PROTEÇÃO

O CREAS reforça a importância da denúncia contra a violência e a população fortalecer a rede de proteção de violência contra mulher, em especial, no momento de Pandemia que os índices aumentaram ainda mais.

“Comprovadamente o índice de violência doméstica aumentou em relação a pandemia/confinamento tendo como agressor o companheiro/conjugue. É uma luta chegar a essas vítimas e poder prestar socorro porque são ameaçadas para não denunciar”, comentou Lindalva Santos, coordenadora do CREAS.

A equipe de profissionais do CREAS Assistentes Sociais/Psicólogos trabalha a questão do vínculo com as possíveis vítimas dando suporte e orientações necessárias para não permitir o círculo da violência. Lembrando que as informações são sigilosas garantindo a segurança e proteção destas.

Para mais informações sobre o assunto, os interessados podem procurar a sede do Creas, que fica na Alameda Arthur Hoffig, nº 839, Centro ou pelo telefone 3546-2060.

Autor: Com informações do Tribunal de Justiça e Site Não Se Cale