20 MAR 2020
CORONA VÍRUS
Saúde aguarda chegada de mais vacinas para início da campanha de vacinação contra Influenza para os idosos

20/03/2020 - 12:56:00

Começa nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Devido a pandemia do Coronavírus, o Ministério da Saúde resolveu antecipar a campanha que será dividida em três etapas, sendo nesta primeira, as doses serão oferecidas somente para os idosos acima de 55 anos e profissionais de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia informa que ainda não chegaram as doses da vacina suficiente para todos os idosos. Por isso, pede para que este grupo prioritário espere em casa e quando chegar à próxima semana o restante das vacinas, a equipe divulgará a estratégia de vacinação.

“Com isso, as vacinas não serão realizadas nas Estratégias de Saúde da Família e sim somente em lugar e aberto, como foi recomendado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a medida é para evitar aglomeração de pessoas. Por isso, pedimos a todos os idosos que tenham paciência neste momento”, disse Adeliza.

A vacina é mais uma medida de proteção a esse público, já que é uma proteção aos quadros de doenças respiratórios comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Além disso, a preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precisem fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus no país.

“Com essa medida, fica mais fácil para os trabalhadores da Saúde fazer uma triagem no atendimento de casos de pessoas idosas gripadas, podendo no caso, ser descartados ou acelerarem no diagnóstico inicial para o Covid 19”, salientou a secretária da pasta.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan está produzindo 75 milhões de doses que previnem os três tipos de vírus de Influenza que circularam no ano passado. A Campanha de Vacinação contra a Influenza sempre aconteceu na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada devido ao momento que o mundo atravessa tentando controlar a circulação do Coronavírus.