17 MAR 2020
CORONA VÍRUS
Brasilândia não suspenderá aulas e realiza orientações para a comunidade escolar

17/03/2020 - 12:52:00

O prefeito Dr. Antonio Thiago se pronunciou nesta terça-feira (17), durante o bate papo semanal com o radialista Marcos Brasil, que também contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Adeliza Abrami, a respeito das medidas preventivas contra o Novo Coronavírus (COVID – 19). O prefeito afirmou que neste momento as aulas continuarão seguindo normalmente na Rede Municipal de Ensino.

A justificativa é que a Prefeitura segue as normas do Estado, sendo que o órgão ainda não interrompeu as aulas. “Nós cuidamos do transporte escolar dos alunos do Município e Estado. Nós temos autonomia em paralisar as aulas em nossa Rede do Município, mas não das escolas estaduais. E partindo do princípio da responsabilidade do Governador e com a sua equipe técnica, cabe a nós também seguir as orientações institucionais. Por enquanto as aulas não estão suspensas, mas se há pais que estão preocupados em não levar para a escola, o seu direito será respeitado”, esclareceu.

A Secretaria Municipal de Educação se reuniu nesta terça-feira (17) com os diretores de todas as unidades, na qual orientou os casos de pais e responsáveis que optarem em não levar os estudantes às aulas como medida preventiva e assim como proceder nessas faltas abonadas.

O prefeito também entende que se paralisarem as aulas na Rede Municipal de Ensino, os pais enfrentarão outros transtornos. “Temos a preocupação de como essas pessoas que trabalham vão deixar com quem essas crianças? Ainda não chegamos ao ponto de todos ficarem em casa, mas se possível, já é importante evitar sair e fazer os cuidados básicos de higiene pessoal”, ressaltou.

Mesmo com aulas normais em Brasilândia, a Secretaria Municipal de Saúde junto com a Educação já começaram nesta semana a tomarem as medidas preventivas contra o COVID-19, sendo uma delas, a lavagem das mãos dos alunos e também a manutenção das salas arejadas.

Embora Brasilândia não tenha registrado nenhum caso, a logística da Cidade é colocada em atenção, uma vez que faz divisa com o Estado de São Paulo e também com a terceira maior cidade do Estado, Três Lagoas (que até o momento só registrou quatro casos suspeitos).

“Nós temos quatro casos positivos em Mato Grosso do Sul, nenhum deles graves e são todos de Campo Grande. Há outros municípios em avaliação, mas em Brasilândia, nesse momento não temos nenhum”, disse a secretária municipal de Saúde, Adeliza Abrami.

“Vamos fazer o básico em lavar as mãos, usar o álcool em gel e ter a percepção em termos cuidados. Nada de pânico ou de desespero e sim de cuidado”, pontuou o prefeito Dr. Antonio Thiago

ANIVERSÁRIO DA CIDADE EM ABRIL

O prefeito Dr. Antonio declarou que realização das festividades do 55º aniversário da Cidade está mantida até o momento, mas a definição dependerá dos próximos dias de como estará a circulação do vírus em nossa região. “É importante a população se cuidar de quem for à festa e tem que tomar os devidos cuidados. Para os organizadores, quem prepara o evento e precisa se mobilizar com antecedência, um prazo bom para definição será com 15 dias de antes para avaliar o risco e viabilidade técnica de se desenvolver as festividades”, esclareceu.

CORONAVÍRUS

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento já foram confirmados 234 casos e 2.064 casos suspeitos.

Os sintomas do COVID-19 são: febre, cansaço e tosse seca, dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarréia. Em alguns casos, as pessoas têm dificuldade em respirar ou não desenvolvem o sintoma.

Os cuidados de ficar em casa são redobrados para os grupos de risco: pessoas mais velhas e com condições de saúde como pressão alta, diabete e doenças cardiovasculares e pacientes com baixa imunidade.

Caso as pessoas apresentem algum sintoma, devem permanecer em casa fazendo repouso e com medicação. Em caso de falta de ar, tosse intensa, catarro com pus, febre alta com calafrios e pontas dos dedos e lábio arroxeados são sintomas graves de Coronavírus e deve-se procurar um hospital.

A proteção básica é manter os bons hábitos de higiene, com as mãos sempre limpas (água e sabão ou álcool em gel de concentração de pelo menos 60%); cobrir a boca ao tossir ou respirar com o cotovelo ou lenço descartável e manter a distância de 2 metros com quem estiver tossindo ou espirrando.