16 MAR 2020
Saúde de Brasilândia orienta população sobre o Novo Coronavírus

- Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana, as informações sobre o COVID-19 ? vírus esse que tem causado doença respiratória com casos registrados na Ásia, na Europa e já chegou recentemente no Brasil.

Até o último domingo (15/03), o Ministério da Saúde divulgou o número de casos no Brasil, sendo até agora 200 confirmados e 1.973 suspeitos. Em Mato Grosso do Sul, até o momento foram confirmados dois casos. Em Brasilândia não há nenhum caso suspeito e confirmado.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana orientações em todas as unidades escolares, comércio e instituições religiosas sobre a importância de lavar as mãos e evitar o contato pessoal, com intuito de evitar a circulação do vírus na cidade.

Em base das informações emitidas pelo Conselho das Secretarias Municipal de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, as infecções causadas pelo Coronavírus são respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

Além disso, alguns casos de Coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de Saúde Pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Os sintomas do Coronavírus são bem similares com da gripe comum, entretanto, a atenção especial são de pessoas vindas do exterior nos últimos 14 dias são consideradas casos suspeitos.

O diagnóstico do Novo Coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do Coronavírus.

A transmissão ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca e nariz ou olhos.

As recomendações são:

- Utilize lenço descartável para higiene nasal;

- Lavar as mãos com água e sabão e frequência;

- Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos sujas;

- Evite compartilhar a bomba de tereré com outras pessoas;

- Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, de preferência com um lenço de papel;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência;

Não existe tratamento específico para o coronavírus, e sim para o alívio dos sintomas, como:

- Uso de medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos);

- Uso de modificador no quarto ou tomar banho para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse;

- Não compartilhar objetos de uso pessoas como talheres, pratos, copos e garrafas;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar o contato próximo com pessoas que apresentam sintomas ou sinais da doença.

16/03/2020
Saúde de Brasilândia orienta população sobre o Novo Coronavírus