05 DEZ 2019
Mais de 500 homens participam da Campanha Novembro Azul

Coleta foi realizada nas unidades de Saúde - Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana o número de atendimentos realizados na Campanha Novembro Azul. Segundo os organizadores, foram 530 coletas para o exame de PSA (exame de sangue usado como ferramenta para diagnóstico da presença do câncer de próstata) e 41 testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites Virais.

A campanha teve como objetivo em incentivar homens acima de 40 anos de idade a procurarem as unidades de Saúde para cuidarem da sua saúde, em especial, ter mais atenção para a prevenção do câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.