17 MAR 2017
Idosos do Talentos da Maturidade retornam aos encontros semanais

Na manhã desta quinta-feira (16), teve reinício no Centro de Múltiplo Uso, em Brasilândia, os encontros do Conviver Talentos da Maturidade. A ação faz parte do Serviço de Convivência de Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) e coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A secretária da pasta, Emília Vichette, esteve presente no local, onde desejou boas vindas aos integrantes do Conviver. "Esperamos que vocês gostem do trabalho oferecido pela nossa equipe que preparou tudo com muito amor e carinho", disse. Já a coordenadora do serviço, Maíra Dorighello Cadamuro Guimarães, além de apresentar a nova equipe, também agradeceu a presença dos novos e antigos integrantes na reunião.

Segundo Maíra, aproximadamente 50 idosos participam do "Talentos da Maturidade", sendo que o principal intuito é evitar o isolamento da terceira idade e melhorar a participação e convivência na sociedade. ?Os integrantes realizam atividades de fortalecimento de vínculos, como por exemplo, dinâmicas, atividades físicas e acompanhamento com as técnicas de referências sendo feito por uma psicóloga e uma assistente social?, explicou.

Além disso, o Distrito Debrasa retornou aos trabalhos na última terça-feira (14), no salão da academia popular do local. Cerca de 20 idosos participaram das atividades, onde se encontram a cada 15 dias. Em Brasilândia, o encontro é semanal.

A técnica de referência, a psicóloga Noeli Torres declarou já ter ouvido muitos relatos dos integrantes da melhora da qualidade vida após iniciarem a participação nos encontros do Conviver Talentos da Maturidade. ?Muitos já estavam ansiosos para o retorno, pois aqui se sentem bem e encontram alguma atividade para não ficarem ociosos?, disse. Além do acompanhamento, as técnicas de referência também realizam visita na casa dos integrantes e fazem os encaminhamentos necessários, caso estejam precisando de orientações.

Os interessados em participar do "Talentos da Maturidade" e tiverem acima de 60 anos, podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Avenida São José, próximo ao ESF II, no bairro José Rodrigues da Silva e levar os documentos pessoais e o Número de Identificação Social (NIS). Caso o interessado não tiver o NIS, as técnicas do Cras fazem o cadastro para efetuar a inscrição.

Atualmente a equipe do Conviver "Talentos da Maturidade" é composto pelos seguintes integrantes: a secretária municipal de Assistência Social, Emília Vichette, a coordenadora do Cras Maíra Dorighello Cadamuro Guimarães, os orientadores sociais Marcos Galdino, Cristiane Saraiva e Keila Cristina da Silva; as técnicas de referência, sendo a psicóloga Noeli Torres e assistente social Aurineia Halsback; a secretária administrativa Maria Aparecida Zanelli Ribeiro e assistente Zilda Noronha Cardoso.