A data foi instituída pela Aliança Global para o Controle da Raiva (GARC) e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O dia 28 de setembro é um dia importante para lembrar que a PREVENÇÃO de Doenças em Animais não protege apenas saúde e bem-estar de nossos pets, mas é uma das medidas mais eficazes que podem ser tomadas para proteger a saúde das pessoas e do meio ambiente.
A data foi escolhida pelo significado que representa para a humanidade.
No dia 28 de setembro de 1895, Louis Pasteur, um cientista francês e criador da vacina contra a raiva, morreu. Suas descobertas em vários campos das ciências naturais e suas contribuições para a saúde pública salvaram inúmeras vidas desde então.
Este dia, portanto, é dedicado à prevenção da Raiva canina e uma excelente oportunidade para conscientizar a nossa comunidade sobre a importância da prevenção e comemorar as conquistas alcançadas.
Nunca antes na história a palavra "vacina" adquiriu as dimensões que tem hoje. A pandemia COVID-19 levantou muitas dúvidas, conceitos errôneos e notícias falsas sobre doenças, sua propagação e vacinação em geral.
Por isso o lema desta Campanha de Vacinação Antirrábica neste ano é RAIVA: FATOS, NÃO MEDOS.
Ou seja: Medos são combatidos com fatos!
Com isso busca-se destacar a importância da conscientização sobre a doença, vacinando a população animal e educando sobre os perigos da raiva e como preveni-la.
O fato que afasta qualquer medo é que a incidência de raiva humana transmitida por cães nas Américas diminuiu cerca de 98%, de 300 casos relatados em 1983 para 6 casos em 2021 até agora. Quase todos os casos humanos atuais são devidos principalmente a transmissões de animais selvagens, principalmente morcegos sugadores de sangue. Não de cães e gatos domésticos.
Esse avanço é resultado de campanhas massivas de vacinação canina. E Brasilândia, através da Secretaria Municipal de Saúde vem contribuindo, desde a criação do SUS em 1990, portando há 31 anos, conscientizando, ampliando a oferta de vacinas e dando atenção a 100% da população exposta ao vírus.
O município tem muito a comemorar, o brasilandense uma missão a cumprir para proteger seus animais de estimação levando-o a vacinar durantes as Campanhas de Vacinação Antirrábicas que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza todos os anos à população.
O DIA “D” DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NA ZONA URBANA, NESTE ANO, SERÁ NO DIA 2 DE OUTUBRO
Fonte: Com informações do Setor de Vigilância em Saúde
Autor: Com informações do Setor de Vigilância em Saúde
Local: Brasilândia (MS)