O domingo amanheceu cinzento e a chuva caiu sobre Brasilândia, mas como se o céu entendesse a importância da missão do dia, as nuvens deram uma trégua para que a solidariedade pudesse brilhar. Foi neste clima de superação e união que a Praça Ostelino Cardoso, no bairro João Paulo da Silva, recebeu neste dia 14 de dezembro de 2025, mais uma edição do tradicional Abração – Amigos de Brasilândia em Ação.
Promovido pela Aciabra, o evento transformou a praça em um grande centro de cidadania a céu aberto. Sob a liderança do servidor público e idealizador do projeto, Janilton Barbosa, cerca de 180 voluntários de diferentes setores públicos e privados doaram o seu tempo e talento para atender quem mais precisa.
PRESENÇA E APOIO
Apoiado pela Prefeitura de Brasilândia, Câmara Municipal e comércio local, o evento contou com a presença da prefeita Márcia Amaral e vice-prefeito Fábio Toledo. Ambos percorreram os estandes, conversou com a população e acompanhou de perto parte dos atendimentos, destacando o valor dessas parcerias para o município.
"A chuva tentou atrapalhar, mas a vontade de ajudar o próximo foi maior. Ver a comunidade unida, o poder público e os voluntários trabalhando juntos, reflete o verdadeiro espírito de Brasilândia. É uma gestão feita de mãos dadas com o povo", afirmou a prefeita.
NÚMEROS QUE IMPORTAM
O balanço da ação impressiona: foram realizados mais de 1.700 atendimentos em uma única tarde. Quem passou pelo local teve acesso a serviços essenciais e gratuitos.
Na área da Saúde, o cuidado foi completo: desde orientações odontológicas e aferição de pressão arterial, até testes de glicemia, avaliação odontológica e podológica. Já a Assistência Social e o setor Jurídico garantiram orientações sobre direitos e benefícios.
A Educação e demais secretarias municipais, como o Meio Ambiente e Mulher também marcaram presença com oficinas de leitura, distribuição de mudas e entre demais serviços ofertados pelo Município.
AUTOESTIMA E LAZER
O "Abração" também é lugar de cuidar da aparência e se divertir. Filas se formaram para os serviços de cortes de cabelo e design de sobrancelhas, elevando a autoestima dos moradores. Enquanto isso, as crianças faziam a festa com pintura facial, escorregador, pula-pula e se deliciavam com a distribuição gratuita de pipoca, picolé e guaraná.
O esporte fechou o pacote de atrações com a entrega de troféus do torneio de futsal e apresentações para a população.
O domingo terminou com sorteios de brindes e a certeza de que, faça chuva ou faça sol, o coração do brasilandense bate mais forte quando o assunto é fazer o bem.









