06 JUL 2021
SAÚDE
Julho Amarelo: Saúde incentiva a população a fazer teste para detectar hepatites virais
A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste mês a Campanha “Julho Amarelo”. A ação visa incentivar a população sobre a testagem para evitar doenças por hepatites virais.

Todas as Estratégias de Saúde da Família ofertam o teste rápido para identificação de hepatites virais. Ao procurar a unidade, solicite o teste. É gratuito e a pessoa sabe do resultado na hora.

CAMPANHA
A data de 28 de julho é lembrada como Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, em razão da data do nascimento do cientista Baruch Blumberg, ganhador do Prêmio Nobel e também foi quem descobriu o vírus da hepatite B.

Em 2019, o Brasil instituiu por meio de lei o “Julho Amarelo”, que visa ao longo deste mês conscientizar toda a população sobre a doença, bem como a realização do teste rápido.

DIAGNÓSTICO NA PANDEMIA
Segundo o Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), as hepatites B e C não sendo diagnosticadas precocemente e/ou tratadas, podem evoluir para cirrose hepática ou câncer no fígado. A evolução da doença é silenciosa e a pessoa só descobre quando já está em fase avançada.

Segundo a Ibragig, a Pandemia do Coronavírus impactou na redução da testagem rápida. A aplicação de testes no país reduziu em 40%, devido ao isolamento social, as pessoas deixaram de procurar as unidades de saúde para fazer exames de rotina.

O Instituto também estima que um milhão de pessoas têm hepatites virais no Brasil e não sabem desse fato.

TRANSMISSÃO E TRATAMENTO
A hepatite C pode ser transmitida durante a relação sexual ou também da mãe para o filho e a hepatite B pelo compartilhamento de material perfuro/cortante com o sangue contaminado.

Além disso, a hepatite C não tem vacina e para diminuir a mortalidade é necessária a testagem na população. Já hepatite B há vacinas, podendo ser acompanhadas pelo calendário da vacinação.
Em caso de cirrose, somente o transplante de fígado é passível de recuperação e nos casos de câncer, o tratamento curativo não é possível.

Ambas hepatites tem tratamento, caso forem diagnosticadas precocemente.

Fonte: (Com informações da Agência Brasil)