Uma manhã que começou com orientações sobre saúde e terminou com o corpo em movimento. Assim foi o encontro do Grupo Hiperdia do ESF Debrasa na última quinta-feira (27/11), quando a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma ação integrada em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem.
Ponto das 8 horas, o espaço de atendimento da Estratégia Saúde da Família da região do Debrasa transformou-se em um ambiente de acolhimento e aprendizado. Sob a coordenação da Atenção Primária à Saúde (APS) e com a integração da eMulti (Equipe Multiprofissional), os participantes receberam uma palestra elucidativa ministrada pelo enfermeiro Ramires Custódio.
Com linguagem clara e acessível, Ramires abordou os principais aspectos da prevenção, os sinais de alerta que merecem atenção e a importância de romper com o tabu que ainda cerca os exames preventivos masculinos. "Cuidar da saúde é um ato de coragem e responsabilidade. O Novembro Azul existe para lembrar que a prevenção é o caminho mais seguro para uma vida longa e saudável", reforçou o profissional durante sua explanação.
Na sequência, foi a vez de colocar o corpo em ação. A assistente social Carmen Galiani, integrante da eMulti, conduziu uma dinâmica sessão de prática corporal, adaptada às necessidades e ao perfil dos participantes do Hiperdia – programa voltado para o acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes. Os exercícios, focados em alongamento, mobilidade e consciência corporal, demonstraram na prática como a atividade física regular é uma aliada poderosa no controle de doenças crônicas.
A ação simboliza a efetividade do modelo de trabalho em rede que a Secretaria de Saúde tem implantado. Ao unir a expertise clínica da enfermagem com a abordagem psicossocial e de promoção de hábitos saudáveis da eMulti, o município oferece um cuidado que vai além da consulta médica, alcançando a integralidade do ser.
A secretária municipal de Saúde, Mara Nilza da Silva Adriano, destacou o caráter estratégico de ações como esta. "Levar a mensagem do Novembro Azul até o Hiperdia é atingir um público que já está no sistema de cuidado e que pode ser um grande multiplicador de informações. A prevenção é a base de uma saúde pública sustentável", avaliou.
Em meio aos alongamentos finais e ao clima descontraído, ficou claro que a manhã no ESF Debrasa cumpriu seu duplo objetivo: informar mentes e mobilizar corpos, reforçando que, quando o assunto é saúde, cada passo – seja em direção a um posto de saúde ou em uma prática de alongamento – é um passo na direção certa.









