21 AGO 2023
EDUCAÇÃO
Geografia em RedE: Projeto desenvolvido na E.M. Antônio Henrique Filho tem a participação de estudantes e professores de várias partes do Brasil e promove a Educação Inclusiva
No dia 18 de agosto na E.M. Antônio Henrique Filho ocorreu mais um encontro virtual do projeto “Geografia em Rede” que reúne professores e estudantes de várias partes do Brasil. Agora foi a vez da apresentação dos estudantes alagoanos e acreanos. Os alagoanos do 7º ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, sob orientação do professor Manoel M. S. Melo, falaram da região Nordeste, do estado de Alagoas e da sua cidade, São José da Tapera. Os acreanos, sob orientação da professora Jaine Brito, falaram da exuberante Amazônia, da economia e dos costumes locais, especialmente da culinária.

Estudantes uniformizados, com slides caprichados, demonstraram sua dedicação aos temas. Todos brilharam nas apresentações, fazendo valer o seu papel como legítimos representantes da sua região.

Entre as apresentações, uma delas encantou e emocionou a todos. O estudante Yuri Honorato Tannus, diagnosticado como TEA (Transtorno do Espectro Autista), da EE Divina Providência, de Xapuri, estado do Acre, falou sobre a diversidade da culinária regional. Açaí, farinha de mandioca, tucupi no tacacá e outras delícias foram apresentadas para quem conhece cuscuz, vatapá, virado de feijão, carne com mandioca e outros produtos da terra. Entre os estudantes destacaram-se as novidades, as particularidades, a curiosidade, atestando a importância e a eficácia da educação inclusiva.

Em breve, outras regiões serão apresentadas, mesmo com as limitações dos aparatos tecnológicos. Com a dedicação dos professores e com o apoio dos gestores, o projeto “Geografia em Rede” estimula os estudantes a mergulharem nos livros didáticos e nas fontes virtuais para depois viajarem, juntos e à distância, pelos quatro cantos de nosso rico e diverso país.