11 AGO 2022
SAÚDE
Saúde de Brasilândia alerta para uma possível nova epidemia de Dengue e Chikungunha
O Estado de Mato Grosso do Sul possivelmente poderá viver uma nova epidemia de Dengue e Chikugunha entre o final deste ano e início do ano que vem. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde por meio do Setor de Endemias, que participou na última quarta-feira (10), de uma reunião virtual com da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores.

Atualmente, o Estado acumula 19 óbitos em decorrência da Dengue.

Embora Brasilândia não tenha registrado nenhum óbito da doença neste ano, atualmente acumula 504 casos notificados de dengue, chicungunha e zika

O Coordenador do Núcleo de Endemias, Rogério Cortri, explicou que com volta das chuvas em Brasilândia, há o acúmulo de água em recipientes e que isso ocasiona o surgimento de focos do mosquito.

E para evitar a proliferação, a equipe de Endemias pede a toda a população para que continue o trabalho de limpeza em residências, quintais e terrenos, no intuito de evitar água acumulada.

A equipe realiza constantemente orientações para a comunidade, além da verificação dos imóveis, passagem do fumacê (desde quando autorizada pelo Estado) e ação de bloqueio nas áreas onde foi detectados casos positivos da doença.

A picada do mosquito Aedes Aegypit pode provocar febre, dor atrás dos olhos, dor no corpo, náuseas, manchas pelo corpo e em casos mais graves pode levar até a morte.