03 AGO 2021
SAÚDE
Saúde adere à Campanha Agosto Dourado: mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno
A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde aderiu à Campanha Agosto Dourado: mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno.

A equipe abordará sobre o tema durante as atividades realizadas nas Estratégias de Saúde, bem como as gestantes que realizam o pré-natal na Unidade Básica de Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz em reduzir até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos.

O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarréia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

O Ministério da Saúde também recomenda até os dois anos de idade ou até mais, de forma exclusiva os seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Fonte: Com informações do Ministério da Saúde