- Assessoria de Comunicação
Com o intuito de evitar uma possível epidemia de Dengue em Brasilândia entre o final deste ano e início do próximo, a Prefeitura começará uma força tarefa para remover todos os entulhos que podem ser possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. No dia 05 de setembro, começa o ?Limpando a Pátria?, em alusão a Semana da Pátria, celebrada no mês de setembro.
A ação contará com a participação das secretarias municipais de Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Obras e em parceria com as entidades e associações de moradores.
O primeiro dia, 05 de setembro, contará com a visita no seguintes bairros: João Paulo da Silva, José Rodrigues da Silva, José Inácio Batista, João de Abreu I e II, Flávio Derzi (Oiti). Já no dia 06, envolverá os bairros Flávio Derzi, Imperial, Jardim Camargo, Vale Verde, Primavera, Mão Amiga e Brasília. No dia 07 de setembro, feriado nacional, o serviço continua no centro da Cidade.
No dia 12 de setembro, terça-feira, será a vez do bairro Thomaz de Almeida, já no dia 13 será a região Centro Oeste e do antigo Laticínio da Cidade. No dia 14 de setembro, a equipe passará no Reassentamento Novo Porto João André e no dia 15, último dia, será no Distrito Debrasa.
Os Agentes Comunitários de Saúde estarão unidos com os Agentes Combate a Endemias e Técnicos de Saúde realizando visitas domiciliares entrega de panfletos com as orientações no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Zika, Chikungunya e Dengue; Leishmaniose e Caramujo. O total de 14 mil unidades de folders serão distribuídos.
Além disso, no dia em que a equipe passar no bairro, também será feito o recolhimento de possíveis criadouros dos mosquitos.
Uma novidade é que os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Adilson Alves da Silva auxiliarão no trabalho, com a entrega de panfletos à população. Em reunião realizada na última sexta-feira (25), com o prefeito Dr. Antonio, os alunos se propuseram a auxiliar no serviço e em contrapartida, o município ajudará na realização da formatura do terceiro ano da turma, com supervisão dos professores da unidade escolar. Outra parceira será a Assobra, que auxiliará na separação dos materiais que podem ser recicláveis ou não.
O caminhão da Prefeitura também está recolhendo garrafas, isopor, brinquedos, latas, pneus, plásticos, lonas, bacias, vasos sanitários, caixas de descarga, fogões, sofás, sucatas e outros objetos descartáveis que possam se transformar em criadouro do mosquito Aedes aegipty.
O prefeito de Brasilândia pede a colaboração de todos no mutirão de limpeza. ?Peço para que em especial receba os nossos estudantes, pois o nosso intuito é deixar a cidade ainda mais limpa para que possamos evitar casos de dengue e de outras doenças que geralmente ocorrem no verão?, disse.