06 JUN 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Brasilândia conscientiza estudantes sobre destinação correta de materiais recicláveis
O Município de Brasilândia produz em média 166 toneladas de resíduos sólidos, ou também conhecido popularmente como “Lixo”. Essa foi a informação apresentada pelo o engenheiro ambiental, Jorge Olivi, durante a palestra do Projeto Integração Câmara & Cidadão, realizada na manhã desta segunda-feira (06), no plenário da Câmara Municipal.

A apresentação marcou as ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no último dia 05 de junho.

O servidor foi convidado pela Câmara Municipal para falar a respeito das ações desenvolvidas pelo Município de Brasilândia na área de reciclagem e destinação de resíduos sólidos.

Jorge destacou que mensalmente, o Município realiza a coleta de resíduos sólidos e é transportado até a Unidade de Transbordo e depois é destinado ao Aterro Sanitário, que fica entre os Municípios de Água Clara e Três Lagoas.

Entretanto, o servidor destacou que esse número pode ser reduzido se cada pessoa realizar a separação dos materiais e destinarem para a reciclagem. Atualmente, Brasilândia realiza a coleta de 6 toneladas por mês, sendo que o aproveitamento poderia ser de até 30 toneladas.

“Pelo menos 25 toneladas que não vai para Assobra e poderia ser destinado. E o nosso trabalho é que mais materiais vão para reciclagem e não para o aterro sanitário. Quanto mais pessoas reciclam, mais renda é gerada aos agentes ambientais e menos custos o Município tem para a destinação desses resíduos”, disse.

O Projeto também contou com a apresentação da presidente da Câmara, Aurineia Halsback, que falou sobre a Reserva Cisalpina; dos vereadores José Quintino, que falou sobre a Assobra e Nivaldo Nunes que destacou sobre a preservação da água.

O encontro também teve a participação das veradoras Márcia Amaral e Selma Alquaz, além da representante da Assobra, Regiane Ferreira Mendes, além dos alunos do 7º ano da Escola Municipal Antonio Henrique Filho, sob a responsabilidades das professoras Jô Rodrigues e Sueli Marques.