05 NOV 2021
Saúde Bucal de Brasilândia alerta sobre os riscos do câncer de boca
A Secretaria Municipal de Saúde realiza ao longo deste mês, orientações sobre como prevenir o câncer boca. A ação faz parte da Semana de Prevenção de Câncer de Boca, que acontecerá com palestras em todas as unidades de Saúde ao longo mês de novembro.

Diversas orientações serão realizadas pela coordenadora de Saúde Bucal, Lilian Struchel e demais dentistas das unidades.

A equipe realizará ao longo deste mês o exame clínico bucal na população que for atendida nas unidades de Saúde e também ampla divulgação pelas redes sociais da Prefeitura de Brasilândia.

*CÂNCER DE BOCA*
As principais atividades que podem desencadear o câncer de boca estão ligadas ao tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção labial e infecção pelo vírus HPV através do sexo oral sem preservativo.

Outro fator que pode acometer a doença na pessoa são a exposição de produtos químicos (óleo de corte, amianto, poeira de madeira, cimento, couro, fuligem de carvão, formaldeído, solventes orgânicos e agrotóxicos) e o uso de narguilé.

Os principais sintomas do câncer de boca são: manchas vermelhas ou esbranquiçadas, lesões que não cicatrizam por mais 15 dias, nódulos no pescoço e rouquidão.

O tratamento na maioria das vezes é cirúrgico, com a retirada de lesões simples e em casos mais graves, a pessoa pode fazer o tratamento de radioterapia ou quimioterapia.

Para diminuir as chances de complicações da doença, o recomendável é a visita regular ao seu dentista de confiança pelo menos uma vez por ano.