No último dia 13 de novembro, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Brasilândia, José Carlos Quintino, recebeu o engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Bataguassu, o chefe de núcleo do Meio Ambiente, Diego Aparecido Alves Costa Moreno.
O objetivo da visita foi para conhecer o trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis da Associação Brasilandense de Agentes Ambientais (ASSOBRA), para o recolhimento de informações, na qual servirá de modelo para a futura implantação do sistema de reciclagem porta em porta na cidade vizinha.
Para o prefeito de Brasilândia, Dr. Antonio Thiago, a visita mostra que o trabalho desenvolvido em Brasilândia é referência na região Costa Leste. ?Sabemos que o trabalho feito pelos agentes da Assobra é muito importante, pois é fundamental para a preservação do meio ambiente?, destacou.
ASSOBRA
A Associação, que existe há 13 anos, tem uma trajetória que visa a realização de coleta seletiva visando, assim, à preservação do meio ambiente e o trabalho social. A coleta seletiva em Brasilândia é a chamada ?porta a porta? tocando uma música bastante conhecida e realizada de segunda a quinta, em pontos estratégicos da Cidade.
A organização dos Catadores de Material Reciclável é regulamentada através de regimento próprio, de comum acordo, e contempla itens como: responsabilidades e obrigações, distribuição de tarefas, horários, venda dos produtos, conservação e manutenção da sede e dos equipamentos, que estão sob suas responsabilidades.
Neste ano, a Assobra conquistou mais um benefício que foi a cessão de uso do galpão de separação de materiais recicláveis por 20 anos, o que permitirá que a organização não-governamental possa participar de outros projetos.