Pessoas de diversos segmentos da sociedade participaram da reunião - Assessoria de Comunicação
Nesta quinta-feira (28), no Núcleo de Vigilância Epidemiológica, foi realizada a quinta reunião extraordinária do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes Aegypti. O encontro contou com a presença do representante da Secretaria Estadual de Saúde de MS, João Boim.
A reunião também contou com a participação de representantes da Sanesul, Hospital, das Estratégias de Saúde da Família I e II, Associação de Voluntários de Combate ao Câncer e demais profissionais da Saúde e da Prefeitura.
Na reunião, os técnicos da Saúde informaram a atual situação do município de Brasilândia, que atualmente registra 48 casos notificados, sendo 25 confirmados. Recentemente, o Laboratório Central de Campo Grande descartou um caso suspeito de óbito, levando a conclusão de que a vítima não faleceu em decorrência da Dengue. Uma morte foi registrada no final do ano passado.
Mosquito Aedes Aegypti é transmissor da Zika, Chikungunha e Dengue, sendo esta última os principais sintomas são: Naúsea, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo, dores nas articulações e dor atrás dos olhos. Em casos de algum sintoma apresentado, deve-se procurar imediatamente o atendimento médico.
CUIDADOS
- Mantenha o lixo em sacolas fechadas e lixeiras tampadas.
- Armazene as garrafas vazias com a boca para baixo.
- Tampe todos os barris e tonéis de água.
- Coloque areia nos pratinhos dos vasos das plantas.
- Lacre a caixa d?água.
- Limpe a bandeja de ar-condicionado.
- Remova a sujeira das calhas.
- Guarde pneus e garrafas de vidros em locais cobertos.
- Lave o recipiente e troque a água dos seus animais diariamente.
- Tampe os ralos.
- Retire a água do reservatório do degelo da geladeira.