Na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, a Prefeitura Municipal de Brasilândia promoveu a abertura oficial da formação do Programa MS Alfabetiza, iniciativa que visa fortalecer a alfabetização nas redes públicas de ensino do município. A formação é na Escola Municipal Arthur Hoffig e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Inês Anselmo Costa, da secretária adjunta Maristela Castilho, e das assessoras técnicas Danielle Alpino e Eunice Estevam, que deram as boas-vindas aos cerca de 50 participantes, entre professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, coordenadores e diretores escolares.
A formação também será conduzida pelas formadoras Cristina Damião, representante de Brasilândia, e Karla Farias, do Programa MS Alfabetiza em Campo Grande. Com duração de 8h, a capacitação não teve aula para os alunos dos 1º e 2º anos nesta data, e também não houve atividades para o 3º e 5º anos, garantindo a dedicação exclusiva para dos profissionais à formação.
Sobre o Programa MS Alfabetiza
O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança foi instituído pela Lei nº 5724, de 23 de setembro de 2021, pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED). Vinculado à Coordenadoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEIEF) da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED/SED), o programa tem como objetivo principal fortalecer a aprendizagem e melhorar os indicadores educacionais dos estudantes das redes públicas, promovendo uma progressão consistente da alfabetização para práticas avançadas de letramento, leitura e escrita.
Atualmente, o programa está alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituído pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, que assegura o direito à alfabetização das crianças brasileiras. O CNCA estabelece compromissos técnicos em gestão, governança, materiais didáticos, formação continuada e avaliação sistematizada, garantindo uma educação de qualidade e inclusiva.
O MS Alfabetiza é desenvolvido em regime de colaboração entre o Governo do Estado e os 79 municípios sul-mato-grossenses, com apoio da Parceria para Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), formada pela Associação Bem Comum (ABC) e instituições da sociedade civil. A iniciativa busca alfabetizar todos os estudantes conforme suas idades e níveis escolares, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017).
Próximas etapas
A formação será realizada em até quatro encontros ao longo do ano, com datas a serem definidas, garantindo a continuidade da capacitação dos profissionais da educação e o aprimoramento das práticas pedagógicas para a alfabetização.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Assessoria de Imprensa
Local: Brasilândia