Em Brasilândia, estudantes neurodivergentes foram os protagonistas do Projeto Evoluir, encerrado oficialmente no final de novembro. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Educação Especial, na qual se dedicam com a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos.
O encerramento contou com uma formação final para as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e coordenadores pedagógicos, consolidando práticas que promovem o aprendizado inclusivo. Além disso, houve uma última roda de conversa com as famílias, fortalecendo a parceria entre escola e comunidade.
Com acompanhamento especializado, o Projeto Evoluir beneficiou 96 alunos neurodivergentes ao longo do ano. Segundo Amanda Rodrigues Pasotti, coordenadora do Núcleo de Educação Especial, a iniciativa incluiu anamnese com as famílias, estratégias de ensino personalizadas e atividades adaptadas às necessidades individuais dos estudantes.
Além disso, o Núcleo contou com a assessoria técnica do Instituto Inclusive Todos, de São Paulo (SP), que com a ajuda de especialistas deram todo o suporte necessário para a equipe de Brasilândia. A parceria entre Município e o Instituto resultou no nome do Projeto Evoluir – Inclusive Todos.
“Encerramos o projeto com a certeza de que cada etapa foi significativa. Deixamos um legado de transformação e aprendizado. Agradecemos a todos os envolvidos pelo compromisso e dedicação”, afirmou Amanda.
Famílias também relataram o impacto positivo do projeto. Natalie Soares Queiroz, mãe de Sara Vitória, aluna do Pré 2 do Ceinf Henrique Mendonça Quintino, destacou os avanços da filha.
“Eu achei o projeto muito bom. Ajudou bastante a Sara. Hoje ela se socializa mais com os coleguinhas, consegue ficar em alguns ambientes sem o abafador, come melhor e está mais concentrada. O diálogo com ela também melhorou muito”, disse.
Outra atividade de destaque foi a visita dos alunos do Pré 2 à nova escola onde estudarão no próximo ano. A experiência proporcionou um acolhimento inicial, reduzindo a ansiedade e fortalecendo os laços com o novo ambiente escolar.
O Projeto Evoluir deixa sua marca como uma iniciativa inovadora, colocando em destaque a inclusão voltada para uma educação de qualidade em Brasilândia.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Assessoria de Imprensa
Local: Brasilândia