A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia, por meio do Núcleo de Endemias, divulgou nesta semana o Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento revelou que Brasilândia está em alto risco de infestação, com índices elevados do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.
De acordo com os dados, o índice de infestação predial do município está em 4.1, enquanto o recomendado pelo Ministério da Saúde é de, no máximo, 1.0.
Diante disso, a Secretaria de Saúde solicita que toda a população verifique se há objetos que possam acumular água em suas residências e elimine qualquer recipiente que possa servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
A participação de todos é essencial para prevenir o aumento de casos dessas doenças.
O LIRAa é um método rápido que proporciona uma visão geral da presença do mosquito Aedes aegypti na cidade. O sistema LIRAa/LIA facilita análises detalhadas dos índices prediais (percentual de imóveis positivos), do índice Breteau (percentual de depósitos positivos) e dos tipos predominantes de criadouros. Essas informações são fundamentais para direcionar as ações de controle, delimitando áreas de maior risco de forma estratégica.
Além disso, o sistema contribui para a avaliação das metodologias de controle e para as atividades de comunicação e mobilização, permitindo que os resultados sejam amplamente divulgados entre parceiros e a população, promovendo conscientização e engajamento.