A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia alerta para o momento de proliferação de escorpiões amarelos.
A época é propícia para reprodução e são perigosos para os seres humanos devido a sua picada que pode provocar uma dor intensa ou até em casos mais graves, a morte.
Por isso, a Saúde em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde ambiental e Toxicológica do (CIVITOX) divulga um vídeo de alerta sobre este período.
Confira a mensagem de Cariston Adriel Machado da Costa, do CIVITOX.
🦂Sintomas:
A grande maioria dos acidentes é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Os adultos apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido.
Já crianças abaixo de 7 anos e idosos apresentam maior risco de alterações sistêmicas nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem soroterapia específica em tempo adequado.
Como prevenir acidentes:
•Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas.
•Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas.
•Manter a grama aparada.
•Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto às casas.
•Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois as aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo.
•Não pôr as mãos em buracos, sob pedras
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Assessoria de Imprensa
Local: Brasilândia (MS)