25 JUL 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CMDCA e CREAS participam de seminário sobre Crianças e Adolescentes em Cuidados Alternativos
Brasilândia está presente nesta terça-feira (25), no Seminário técnico de lançamento do Relatório da Pesquisa Nacional sobre Crianças e Adolescentes em Cuidados Alternativos, Jovens Egressos/as e Famílias com Risco de Perda dos Cuidados Parentais intitulado Vozes (in)escutadas e rompimento de vínculos: pesquisa sobre crianças e adolescentes em cuidados alternativos, egressos/as e risco de perda de cuidado parental no Brasil.

O seminário tem o apoio da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Administração e Bioparque Pantanal. A Prefeitura Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social também ofereceu suporte para a equipe do CMDCA e CREAS para participarem da formação.

RELATÓRIO APRESENTADO

A A Aldeias Infantis SOS, por meio do Instituto Bem Cuidar, foi quem apresentou o relatório nacional da pesquisa sobre condições de vida e acesso a direitos de crianças e adolescentes em serviços de cuidados alternativos, abrigos e casas lares.

De acordo com os dados levantados, são 32 mil crianças e adolescentes estão afastadas do convívio familiar e que estão em serviços de acolhimento, sendo mais de 80% concentrados nas regiões Sudeste e Sul do país.

A região Centro-Oeste apresenta a segunda menor porcentagem, com 7%. A faixa etária também é diversificada, sendo 25% delas com idade entre 0 e 5 anos, 27% entre 6 e 11 anos, 44% entre 12 e 17 anos e 5% com 18 anos ou mais.

O relatório também destaca a importância de abordar de forma abrangente a saúde mental e o bem-estar dos jovens em serviços de cuidados alternativos.

Além dos sintomas emocionais frequentes, como tristeza, irritação e preocupação, que podem afetar seu estado emocional, o desempenho escolar também se mostra preocupante. Mais de 15% dos entrevistados afirmaram apresentar baixo rendimento escolar de maneira constante, o que indica a necessidade de atenção especial às suas necessidades educacionais.

Fonte: *Com informações do Aldeias Infantis e Fundação Escola de Governo de MS
Autor: *Com informações do Aldeias Infantis e Fundação Escola de Governo de MS