- Assessoria de Comunicação
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana, o balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Até o momento, 40,41% do grupo prioritário de Brasilândia já foram imunizados contra os vírus influenza tipo A (H1N1 e H3N2) e B.
Segundo a coordenação da Vigilância Epidemiológica, até o momento, 820 (38,54%) das crianças de seis meses a menor de cinco anos de idade já receberam a vacina; 133 (76,44%) dos trabalhadores de saúde também foram imunizados.
A Saúde também imunizou 81 (63,28%) das gestantes, 22 (104,76%) das puérperas, 344 (34,75%) dos idosos, sendo que este último grupo citado, a vacina foi liberada desde o último sábado, 12 de maio, que também foi o dia D da Campanha.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda quem pertencer a um dos grupos prioritários que leve a sua carteira de vacinação a unidade de saúde mais próxima de sua residência e receba a dose de vacinação contra a gripe.
A partir do dia 21 de maio a vacina será liberada para povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde).
VACINA
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe :A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá a referência da Copa do Mundo e apresenta como padrinho, o ex-jogador de futebol Pelé, que vai convocar todos os públicos a se vacinarem.