01 ABR 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Brasilândia marca presença no encontro do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social
A secretária municipal de Assistência Social de Brasilândia, Emília Vichete, representou o Município na primeira reunião do ano do Coegemas (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social), evento realizado na quinta-feira (30), em Bonito.

O evento reuniu gestores da área de assistência social de todos os Municípios do Estado, na qual debateram ações de inclusão social e a segurança alimentar em Mato Grosso do Sul.

O evento também teve a participação da secretária-adjunta, Patrícia Lopes.

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - CONGEMAS é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

As principais finalidades deste órgão são:

- Defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS - Lei Orgânica de Assistência Social;

- Assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios;

- Participar da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos, Programas e Projetos;

- Coletar, produzir e divulgar informações relativas à área de Assistência Social;