- Assessoria de Imprensa
O dia 1º de junho de 2021 é lembrado como "Dia Estadual de Combate ao Feminicídio". A data foi criada no ano de 2018 e lembra a morte da jovem Isis Caroline, que aconteceu no dia 1º de junho de 2015, em Ribas do Rio Pardo e foi o primeiro caso de feminicídio registrado no Estado, após a vigência da Lei 13.014/2015. O agressor foi condenado a 26 anos de prisão.
A data tem como objetivo de levantar o tema feminicídio na sociedade, como a maior violação de direito humano das mulheres. Também tem como princípio de divulgar os principais meios como serviços e ações legais para proteção da mulher em situação de violência, e como a população pode denunciar.
Conforme a Lei Maria da Penha, a violência contra mulher pode ser física, psicológica e moral e dependendo do caso, pode levar até a morte.
O Município de Brasilândia conta com o serviço sociassistencial para atender mulheres que se encontram em uma relação de violência é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na qual a equipe trabalha para melhor atendimento dessas vítimas que buscam ajuda e orientações para romper o ciclo de violência.
A Delegacia de Polícia Civil é onde deve atender e registrar o boletim de ocorrência em caso de violência e violação de direitos.
Outro canal de atendimento é o telefone 180. A ligação é gratuita.