Equipe realiza a verificação de possíveis focos do mosquito transmissor - Assessoria de Comunicação
O período do inverno é normalmente registrado pelas baixas temperaturas e a falta das chuvas, entretanto, o cuidado para evitar a proliferação do mosquito da dengue não deve parar. Preocupada com a proliferação, a Prefeitura de Brasilândia vem intensificando o combate ao mosquito através das equipes de agentes de endemias.
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de Brasilândia apontou que o município está em situação de alerta, devido a quantidade de amostras coletadas evidenciando a proliferação de larvas do mosquito da dengue. O recolhimento ocorreu entre os dias 26 e 30 de junho pela Secretaria de Saúde.
De acordo com o responsável pelo setor, Rogério Cortri, Brasilândia teve o registro de 3.4%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. O levantamento é feito a cada dois meses e serve de referência nos trabalhos realizados pela equipe de Endemias e Vigilância em Saúde.
?Mesmo com os poucos casos registrados na Cidade, é válido lembrar que os ovos do mosquito resistem à seca e as baixas temperaturas. Quando a época da chuva retorna, os ovos voltam ao ambiente propício para a proliferação?, explicou Rogério, sobre a falta de cuidado que pode provocar uma nova proliferação do mosquito na Cidade.
Segundo o coordenador, o relatório apontou os bairros João de Abreu, Jardim Oiti, Vale Verde, Imperial, Primavera, Centro e José Rodrigues com o maior índice de foco do mosquito.
Além disso, a colaboração da população deve ser redobrada no intuito de reforçar os cuidados para evitar que o número de incidência do mosquito, que é transmissor do Zika Vírus, Chikungunya ou Dengue, aumente em Brasilândia.
?Pedimos, encarecidamente, que as pessoas permitam que a equipe da prefeitura entre nas residências para verificar os possíveis focos e assim fazer o combate necessário. População e prefeitura precisam estar unidas e, juntas, combater a dengue?, frisou o prefeito Dr. Antonio.
CUIDADOS
- Mantenha o lixo em sacolas fechadas e lixeiras tampadas.
- Armazene as garrafas vazias com a boca para baixo.
- Tampe todos os barris e tonéis de água.
- Coloque areia nos pratinhos dos vasos das plantas.
- Lacre a caixa d?água.
- Limpe a bandeja de ar-condicionado.
- Remova a sujeira das calhas.
- Guarde pneus e garrafas de vidros em locais cobertos.
- Lave o recipiente e troque a água dos seus animais diariamente.
- Tampe os ralos.
- Retire a água do reservatório do degelo da geladeira.