21 MAR 2024
EDUCAÇÃO
Alunos da Escola Arthur Hoffig Participam de Atividade "Meias Invertidas" em Comemoração ao Dia Mundial da Conscientização da Síndrome de Down
No dia 20 de março, os corredores da Escola Arthur Hoffig, localizada em Brasilândia, foram tomados por uma cena peculiar e cheia de significado. Os alunos da instituição participaram da atividade "Meias Invertidas", uma iniciativa que marcou a celebração do Dia Mundial da Conscientização da Síndrome de Down.

A ação, idealizada pela direção da escola em parceria com o Projeto Evoluir - Inclusive Todos, teve como objetivo promover a reflexão e a sensibilização sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas com Síndrome de Down.

A campanha foi divulgada previamente aos pais, responsáveis e alunos, que foram incentivados a comparecer à escola no dia 20 de março com as meias invertidas. A singularidade dessa escolha não foi apenas estética, mas também simbólica: os cromossomos, que carregam toda a informação genética de um indivíduo, têm formato semelhante ao de "meias", e as pessoas com Síndrome de Down possuem um cromossomo extra.

Seguindo essa ideia, o uso de meias invertidas, coloridas, atraentes e divertidas tornou-se um gesto de visibilidade e apoio à causa. Em todo o mundo, pessoas uniram-se nessa manifestação, buscando chamar atenção para a diversidade e os direitos das pessoas com deficiência.

Além da atividade presencial, a escola também planejou a produção de um vídeo de conscientização, no qual todas as crianças terão a oportunidade de participar. Para isso, os pais foram convidados a enviar um par de meias trocadas na bolsa de seus filhos, garantindo a participação de cada aluno nessa mobilização significativa.

A Escola Arthur Hoffig, em conjunto com o Projeto Evoluir - Inclusive Todos, tendo como apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Brasilândia trazem para atualidade a inclusão e o suporte aos familiares de alunos com deficiência em Brasilândia.

Através de iniciativas como a atividade "Meias Invertidas", busca-se não apenas conscientizar, mas também promover um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os seus estudantes.
Local: Brasilândia