O Município de Brasilândia alcançou um importante destaque no cenário educacional de Mato Grosso do Sul, conquistando o terceiro lugar entre as redes municipais que apresentam maior frequência escolar. O resultado foi divulgado no Relatório do Acompanhamento Educacional da Frequência Escolar, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação, por meio do Sistema Presença e do Programa Bolsa Família.
O levantamento, que avaliou os meses de fevereiro e março de 2025, analisou os 79 municípios do Estado e destacou seis que mantiveram uma frequência escolar acima de 90%. Brasilândia aparece em terceiro lugar, com 94,76% de frequência, atrás apenas de Aquidauana, que lidera com 98,91%, e Alcinópolis, também com 94,76%.
Em quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente, estão os municípios de Rio Negro (93,97%), Paranhos (91,96%) e Fátima do Sul (90,44%).
A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Inês Anselmo Costa, destacou a importância do trabalho conjunto para alcançar esse resultado. “Esse reconhecimento é fruto do empenho de toda a equipe da Secretaria, dos operadores escolares, professores, gestores, coordenadores e parceiros que atuam diariamente para garantir a presença dos alunos nas escolas”, afirmou.
O sucesso na frequência escolar também contou com o apoio fundamental dos operadores escolares municipais e estaduais, assistentes sociais, psicólogos, gestores do Programa Bolsa Família, e a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social, sob a gestão de Emília Vichete, além do apoio da prefeita Márcia Amaral.
Maria Inês fez questão de agradecer a todos os envolvidos: “Nossa gratidão aos operadores escolares, parceiros, professores, coordenadores e a toda equipe da SEMEC. Este resultado é um marco para Brasilândia e demonstra o compromisso da nossa gestão com a educação de qualidade.”