No último sábado, dia 16 de março, a Escola Municipal Paulo Simões Braga, em Brasilândia, recebeu um evento singular: a Escola Cidadã. Promovida pela Prefeitura de Brasilândia em parceria com o Sebrae, essa ação faz parte do abrangente Programa Cidade Empreendedora e Inclusiva, visando não apenas o desenvolvimento econômico, mas também o bem-estar social da comunidade.

O prefeito Dr. Antonio ao lado de sua esposa, Cibele Thiago, marcaram presença no evento que reuniu diversas atividades e serviços que foram oferecidos durante o evento, todos voltados para promover o bem-estar social tanto da comunidade escolar quanto dos moradores locais.

A abertura foi marcada pela apresentação de Zumba Kids, junto com a professora de dança Eliane Francé. O prefeito destacou a participação da aluna Mileide, que tem síndrome de down e disse a importância da inclusão de pessoas com deficiência em todas as atividades.

Na área da saúde, a população teve acesso a uma gama de serviços essenciais, como testes rápidos de IST, atualização da carteira de vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento básico odontológico, orientações sobre saúde bucal e prevenção da dengue, além de coleta de preventivo e informações sobre tabagismo. As crianças ainda puderam participar de atividades lúdicas do Projeto Resgate da Infância.

Já na esfera da Assistência Social, a solicitação de 2ª via de certidão de nascimento foi facilitada para os interessados. Enquanto isso, a Secretaria Municipal da Mulher Brasilandense estabeleceu uma parceria com artesãs locais para realizar oficinas de crochê e artesanato com reciclagem.

A Educação não ficou de fora, oferecendo oficinas de pintura e atividades recreativas com bexigas e pintura facial, proporcionando momentos de aprendizado e diversão para todas as idades.

Palestras sobre Gestão Financeira, em parceria com a Cooperativa Sicredi, e sobre Currículo e Entrevista de Emprego, em colaboração com a empresa Commanders, foram ministradas, além de uma importante discussão sobre o combate ao racismo, liderada pela equipe da Secretaria Municipal da Mulher Brasilandense.

A Sala do Empreendedor marcou presença, oferecendo serviços de formalização, alteração e impressão de DAS e SIMEI, juntamente com um posto de atendimento da Receita Federal para questões relacionadas ao CPF.

Para as crianças, além de toda essa variedade de atividades educativas, houve a oportunidade de conhecer um trator da agricultura familiar e participar de uma palestra sobre gestão financeira, despertando desde cedo o interesse pelo empreendedorismo e pela responsabilidade financeira.

E, para coroar o dia, não faltou diversão: pula-pula, distribuição de refrigerantes, algodão doce, pipoca, picolés e muitas outras atividades recreativas garantiram sorrisos e momentos memoráveis para todos os presentes. A Escola Cidadã não apenas promoveu o desenvolvimento social e econômico, mas também fortaleceu os laços comunitários e deixou uma marca positiva na vida de todos os participantes.
Local: Brasilândia