Uma noite de emoção e justas homenagens marcou a Sessão Solene realizada ontem (07) no Plenário Raimundo Assis de Alencar da Câmara Municipal de Brasilândia. Sete personalidades que contribuíram de maneira relevante para o desenvolvimento humano, social e institucional da cidade receberam Títulos de Cidadão Honorário e Moções de Congratulação em cerimônia que lotou o plenário.
A mesa de honra foi composta pela presidente da Câmara, Maria Jovelina da Silva, a prefeita Márcia Regina Amaral Schio, o deputado estadual Zeca do PT, o juiz de direito Dr. Aldrin de Oliveira Russi e a defensora pública Dra. Sara Zam Segura Marçal.
A solenidade teve início com uma apresentação cultural das crianças do Projeto Giva's de Apoio à Criança e ao Adolescente, que encantaram o público com performance especialmente preparada para a ocasião.
HOMENAGEADOS DA NOITE
O ex-governador Reinaldo Azambuja foi representado pelo Sr. Sérgio de Paula e recebeu homenagem pelo Decreto Legislativo nº 001/2021. Durante seu mandato à frente do Executivo Estadual, Azambuja destinou mais de R$ 73 milhões em obras de infraestrutura, saúde, educação, segurança e habitação para Brasilândia.
Joaquim Martos de Moraes foi agraciado com o título através do Decreto Legislativo nº 01/2024. Chegou a Brasilândia no ano 2000 e tornou-se referência no setor de suinocultura com a implantação da Granja Progresso. Atualmente em seu quinto mandato como vereador, sua dedicação ao município é testemunhada por inúmeras iniciativas que contribuíram para o progresso social e econômico.
A professora Maria Inês Anselmo Costa recebeu a honraria pelo Decreto Legislativo nº 02/2024. Com 27 anos de dedicação ao serviço educacional em Brasilândia, atuou como docente, dirigente sindical e voluntária em instituições sociais como a APAE, e atualmente exerce pela segunda vez o cargo de secretária municipal de Educação.
Everaldo Vieira da Silva - Fogoió foi homenageado pelo Decreto Legislativo nº 06/2024. Figura emblemática do esporte, dedica-se desde os anos 90 à formação esportiva e cidadã de crianças e jovens por meio da Escolinha 'Deixa que Eu Chuto', transmitindo valores e disciplina para gerações de brasilandenses.
O Dr. Antônio de Pádua Thiago recebeu o título através do Decreto Legislativo nº 02/2023. Médico formado pela Universidade de Vassouras, iniciou sua atuação em Brasilândia em 1986 como clínico geral e pediatra. Foi vereador e prefeito por quatro mandatos, conduzindo importantes avanços estruturais, sociais e administrativos.
O Dr. Thiago José Passos da Silva foi agraciado pelo Decreto Legislativo nº 01/2023. Delegado de Polícia Civil, atuou como Delegado Titular em Brasilândia entre 2017 e 2023, período em que reduziu significativamente índices de criminalidade e implantou medidas inovadoras na segurança pública.
José Eduardo Nadalet recebeu Moção de Congratulação nº 04/2025 por seus 46 anos de atuação na Fundação Amaral Carvalho, sendo 29 deles como coordenador das Ligas de Combate ao Câncer, atuando como elo essencial entre pacientes de Brasilândia e a instituição.
A presidente da Câmara, Maria Jovelina da Silva, emocionou-se ao encerrar a solenidade. "Cada um destes homenageados escreveu seu nome na história de Brasilândia com letras de ouro. São exemplos de dedicação, amor e compromisso com o próximo que inspiram toda nossa comunidade", declarou.
A prefeita Márcia Amaral reforçou a importância do reconhecimento. "Estas homenagens são mais do que merecidas. Cada um destes brasilandenses de coração transformou nossa cidade através de seu trabalho, seu amor e sua dedicação. Brasilândia é melhor porque eles escolheram fazer parte da nossa história", finalizou a gestora.









