20 MAR 2023
Educação participa de treinamento sobre Alfabetização em Saúde Mental
A Secretaria Municipal de Educação participou na última sexta-feira (17), de uma formação em Campo Grande (MS), com o tema: “Alfabetização em Saúde Mental”. A capacitação foi ministrada pelo psiquiatra Gabriel Mazina Smaniotto e teve o apoio da Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Este treinamento é direcionado aos professores, administradores e pessoas envolvidas na educação de crianças do ensino fundamental I e II (doravante denominados educadores), sobre a implementação da alfabetização em saúde mental na vida escolar diária está alinhado com as normativas mais atuais da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde.

Os educadores tiveram acesso a conhecimentos, habilidades e ferramentas essenciais para apoiar a saúde mental dos alunos, gerenciar comportamentos difíceis em sala de aula, diminuir a evasão escolar, reduzir as dificuldades de aprendizagem e promover o bem-estar e consequentemente o sucesso acadêmico dos alunos.

Os participantes receberam as seguintes orientações neste treinamento:
• Habilidades e ferramentas para gerenciar comportamentos difíceis em sala de aula e
promover o bem-estar e o sucesso acadêmico dos alunos;
• Entendimento sobre os principais transtornos mentais das crianças, saber identificar quando
e onde solicitar ajuda;
• Quando e como comunicar os pais;
• Identificar atrasos no neurodesenvolvimento;
• Conhecimento sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento infantil