17 MAR 2023
Pela segunda vez, Brasilândia adere ao Cidade Empreendedora
Programa oferecido pelo Sebrae/MS será executado em parceria com a Prefeitura Municipal e traz novas ações para impulsionar desenvolvimento do município
A Prefeitura Municipal de Brasilândia aderiu, pela segunda vez, ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município na próxima semana com a realização da pesquisa socioeconômica.

Entre segunda-feira (20) e quarta-feira (22), agentes do Sebrae irão fazer um levantamento para identificar a opinião de quem mora no munícipio sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. Os dados coletados irão nortear construção de um plano de ação que será desenvolvido posteriormente.

Segundo o prefeito de Brasilândia, Antônio de Pádua Thiago, com a nova adesão do município ao Cidade Empreendedora a ideia é promover o empreendedorismo e o desenvolvimento local. “Brasilândia é uma cidade empreendedora e inclusiva e, agora, vamos dar início ao segundo ciclo de trabalho da iniciativa no município. Iremos atuar em várias áreas com ênfase na agricultura familiar, no comércio local, no fomento à educação empreendedora nas escolas e na melhoria das compras públicas. O Cidade Empreendedora é um excelente programa, já colhemos muitos frutos trazidos por ele, e iremos dar continuidade nesse trabalho”, destacou o líder do executivo.

Com a nova contratação, Brasilândia passa a integrar o ciclo 2023/2024 do programa e irá receber acompanhamento do Sebrae/MS até o próximo ano. Anteriormente, o município foi atendido pela instituição na primeira edição do Cidade Empreendedora, executada em 2019 e 2020 e, agora, serão feitas novas ações para impulsionar a economia local. Será elaborado um novo plano de desenvolvimento econômico com iniciativas voltadas para o eixo “Cidade Agro”, focado no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local.

Dados da Receita Federal de 2023, apontam que em Brasilândia há cerca de 800 empreendimentos entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), o que corresponde a quase 80% da densidade empresarial. A partir do programa esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, as duas estratégias vêm para promover o desenvolvimento dos municípios. “O papel do Sebrae é apoiar o pequeno negócio e incluir ele no desenvolvimento como um todo. O Cidade Empreendedora trabalha justamente isso, ao dar suporte a esse pequeno empresário com atendimentos e capacitações e, além disso, também atua com o poder público para melhorar o ambiente de negócios desse município, facilitando o caminho para quem quer empreender. É assim que juntos fortalecemos o comércio local, gerando emprego e renda para a população, e promovendo o desenvolvimento da cidade”, enfatizou Mendonça.

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, está a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.