16 MAR 2023
Procon de Brasilândia dá dicas sobre direitos do consumidor
No último dia 15 de março foi celebrado o Dia do Consumidor. O Procon de Brasilândia preparou algumas dicas para os consumidores sobre os seus direitos durante a compra de qualquer produto ou serviço.

1 – Cuidado com as ofertas muito vantajosas:
Pesquise os preços, avalie produtos e serviços ofertados. Informe-se sobre o fornecedor (loja, supermercado, etc). Atrás de um bom negócio pode estar uma tremenda dor de cabeça.

2 – Leia o contrato no ato da compra:
Leia com cuidado o contrato e os documentos a serem assinados. Ainda há dúvidas? Então, procure um órgão de defesa do consumidor e peça ajuda para esclarecer todas as dúvidas sobre sua mercadoria.

Exercite a sua cidadania:
Sentiu-se prejudicado? Reclame diretamente com o fornecedor e, sendo necessário, procure um órgão de defesa do consumidor e registre suas reclamações. Exija seus direitos como consumidor.

3 - Planeje as compras com consciência:
Não compre por impulso! Avalie as suas necessidades, busque informações sobre os produtos ou serviços e, principalmente sobre fornecedores. Compre menos e cada vez melhor.

4 - Analise os rótulos dos produtos:
Tenha o hábito de observar as embalagens dos produtos e ler os rótulos. Nestes há informações detalhadas sobre as características do produto, bem como eventuais riscos que ele pode oferecer.

5 - Guarde os recibos e os documentos:
Guarde todos os documentos relacionados à compra do produto ou à aquisição do serviço, tais como: orçamentos, recibos, pré-contratos e até mesmo materiais publicitários anexados ao produto.

6 - Consuma com responsabilidade:
Avalie suas escolhas e seus hábitos de consumo. Prefira produtos que não prejudiquem a sociedade e o meio ambiente. A preservação do meio ambiente é uma tarefa de todos nós!

7 - Valorize seu dinheiro:
Pesquise o preço do produto ou serviço antes de adquirí-lo. Isso não é perda de tempo, é economia de dinheiro. Atenção! Iforma corretamente o preço dos produtos e serviços é uma obrigação do fornecedor.

Atendimento:
Rua Manoel Galdino de Souza, 814, Centro (antiga Escola Municipal Arthur Hoffig).
Segunda a sexta-feira, das 7h às 11h (MS).
Telefone de contato é 3546-1026.