31 AGO 2022
Educação de Brasilândia oferece merenda escolar de qualidade aos estudantes
No dia da Nutricionista, a Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Educação destaca o trabalho realizado por esta profissional, em conjunto com as cozinheiras das unidades escolares e auxiliares, no intuito de levar refeições diárias de qualidade.

Com isso, Brasilândia atende as conformidades da Resolução que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da Educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A nutricionista Érica Marcondes de Souza, é responsável pelo acompanhamento, monitoramento e fiscalização da merenda escolar, bem como a elaboração dos cardápios e orientações às cozinheiras sobre as boas práticas na cozinha para garantir a correta higienização tanto do manipulador quanto dos alimentos, zelando pela saúde das nossas crianças, dando suporte ao Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) e auxilio de acordo com as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ela informou que o Município oferece merenda escolar para 1.759 alunos, tendo uma média diária de 2.400 refeições servidas, sendo por semana a média de 12 mil refeições distribuídas nas unidades.

Atualmente a nutricionista vem realizando testes de aceitabilidade nas escolas, com o intuito de oferecer um cardápio mais diversificado aos estudantes e evitar desperdício de alimentos.

AGRICULTURA FAMILIAR PRESENTE

No cardápio é servido em todas as escolas e Centros Educacionais Infantis, verduras e legumes de segunda a sexta-feira e três frutas ao longo da semana.
A maioria desses alimentos são adquiridos por meio da Agricultura Familiar, sendo assim o Município colabora para geração de renda aos pequenos agricultores, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola garantindo que cheguem aos nossos alunos produtos frescos e de boa qualidade.

“Semanalmente temos no cardápio de nossas escolas e CEI’s, uma variedade de legumes, verduras e frutas, são distribuídos 16 tipos de  alimentos in natura, todos vindos diretamente da Agricultura Familiar de nosso município, citou Érica.