O anfiteatro Senador Ramez Tebet foi palco na noite desta quarta-feira (10) de um momento histórico para Brasilândia: a celebração oficial da Primeira Infância, período que compreende do nascimento aos seis anos de vida da criança. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura, reuniu autoridades, educadores, famílias e, principalmente, dezenas de crianças que foram as verdadeiras estrelas da noite.
Sob o olhar atento das autoridades presentes, a programação misturou emocionantes apresentações artísticas de estudantes dos Centros de Educação Infantil (Ceinfs) com palestras técnicas de especialistas, mostrando na prática a intersetorialidade proposta pelo Marco Legal da Primeira Infância, instituído por lei federal em 2016.
COMPROMISSO COM A PRIMEIRA INFÂNCIA
A abertura teve a fala das seguintes autoridades: a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Inês Anselmo Costa, que no evento representou a prefeita Márcia Amaral, a adjunta Maristela Castilho, a Coordenadora da Educação Infantil, Eunice Melo e representante do Comitê Municipal Intersetorial Permanente para Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância, Samuel Menino.
Em seu discurso, Maria Inês destacou o caráter transformador do investimento nos primeiros anos de vida. "Cuidar da primeira infância é garantir que as pequeninas de hoje cresçam para serem as adultas conscientes de amanhã", disse, ecoando a fala de uma das crianças durante as apresentações.
ESPECIALISTAS EXPLICAM A IMPORTÂNCIA DOS VÍNCULOS
As psicólogas Juliana Santini e Isabel Gonçalves Barbosa realizaram palestra sobre "Vínculo Familiar e Desenvolvimento Saudável", destacando que pequenos momentos diários fazem toda a diferença. "Brincar diariamente. Quando a gente fala isso, são aqueles 10, 20 minutinhos do dia a dia. Não é o dia todo. É o tempo de qualidade que vocês têm", explicou Isabel.
Samuel Menino, presidente do Comitê, reforçou a importância científica do período. "A primeira infância é o período de formação inicial do ser humano. O que observamos é que o caráter do ser humano é formado logo nos primeiros anos. Então, se acontece alguma coisa traumática ou ruim, pode afetar todo o resto da vida da pessoa".
Além disso, o evento contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Mara Nilza juntamente com a equipe destacando a importância da vacinação em dia, bem como o cuidado com a saúde bucal.
PLATEIA É DAS CRIANÇAS
Como não poderia deixar de ser num evento dedicado à primeira infância, as crianças foram as protagonistas. Alunos dos Ceinfs Aurora Andrade Bertolez, Carmelita Barbosa Caitano, Henrique Mendonça Quintino, Raio de Luz e Gisely Ribeiro Hippler se apresentaram com poemas, músicas como "Ciranda Cirandinha", contação de histórias e danças.
A secretária de Educação, Maria Inês, resumiu o sentimento da noite: "A plateia é das crianças. A festa é pra vocês. É o encerramento que nós tivemos com a abertura dentro do Plano Municipal da Primeira Infância".
O evento contou ainda com apresentação cultural de Guigas Lemes e do Grupo Teatral, que encantaram o público com contação de histórias, além de exposição em slides dos trabalhos realizados durante a Semana da Primeira Infância.
O QUE É O MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA?
A Lei Federal nº 13.257/2016 estabelece princípios e diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas para a primeira infância. O marco valoriza:
- A convivência familiar e comunitária
- A proteção contra todas as formas de violência
- O brincar como direito fundamental
- A participação das crianças na formulação das políticas
- A formação dos profissionais que atuam com essa faixa etária