09 MAI 2024
Saúde alerta o aumento de casos de gripe e virose em Brasilândia
A Secretaria de Saúde do Município de Brasilândia faz um alerta à população devido ao significativo aumento de casos de gripe (vírus Influenza) e virose na cidade. Com base nos dados do Hospital de Brasilândia, os números de atendimentos têm apresentado um crescimento considerável durante os últimos dias.

Durante o mês de abril, o hospital registrou um total de 5.081 atendimentos, o que equivale a uma média de 169 pacientes por dia. Essa estatística representa uma elevação considerável em comparação com os meses anteriores, cuja média variava de 80 a 90 pacientes por dia. Dentre os atendimentos, houve 193 casos de viroses com sintomas de vômito e diarreia, além de 22 notificações de dengue, sendo 11 pacientes internados por esta doença.

No entanto, o cenário tornou-se ainda mais preocupante no mês de maio, especificamente entre os dias 1º e 7, com um total de 1.157 atendimentos realizados, resultando em uma média diária de 165 pacientes. Destes atendimentos, cerca de 70% estão relacionados a casos de gripe e viroses.

A situação é agravada pela presença de casos confirmados de influenza, que resultaram em duas internações somente neste mês.

"Estamos enfrentando um aumento significativo nos atendimentos, acima da média histórica. Estamos priorizando os encaminhamentos para as unidades básicas de saúde, especialmente para os casos classificados como de risco baixo e moderado (classificação azul e verde), conforme as diretrizes do Ministério da Saúde", relatou a diretora do Hospital, enfermeira Marcilene Rodrigues.

Diante desse quadro, a Secretária de Saúde, Adeliza Abrami, reforça o pedido para que toda a população busque as unidades de saúde mais próximas para receber a vacinação contra a gripe. A imunização é uma medida essencial para prevenir a disseminação do vírus e proteger a saúde da comunidade.

É fundamental que todos estejam atentos aos sintomas da gripe e busquem atendimento médico ao apresentar qualquer sinal relacionado. A prevenção é a melhor forma de combater esta situação.