05 ABR 2024
Assistência Social de Brasilândia informa o restabelecimento do telefone
 A Secretaria Municipal de Assistência Social de Brasilândia informa que o número de telefone, o (67) 3546-2047, para contato, voltou a funcionar.

O órgão está localizado na Rua Coterp, 90, Centro, e opera das 7h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul).

A Secretaria Municipal de Assistência Social, diretamente subordinada ao Prefeito Municipal, desempenha um papel fundamental na formulação e execução das políticas públicas de assistência social no município. Suas competências incluem:
  • Planejamento das políticas públicas de assistência social, com participação da sociedade civil.
  • Formulação e execução da política municipal de assistência social, com ações voltadas para proteção e amparo à família, maternidade, infância, adolescência e idoso.
  • Promoção da integração à vida comunitária e ao mercado de trabalho de pessoas com necessidades especiais, com enfoque na emancipação e transitoriedade dos beneficiários.
  • Coordenação, supervisão e execução das atividades de assistência social aos carentes, crianças, adolescentes e idosos, visando garantir bem-estar físico, mental e social.
  • Atendimento emergencial às famílias abaixo da linha de pobreza.
  • Desenvolvimento e implementação de programas para crianças, adolescentes em situação de risco e moradores de rua.
  • Apoio ao idoso na integração familiar e social, promovendo ações nas áreas de saúde, educação, trabalho, esporte e lazer.
  • Formulação e promoção da política municipal de trabalho, geração de emprego e renda, capacitação de mão-de-obra e apoio à criação de ocupações profissionais.
  • Desenvolvimento de programas e ações relacionados ao trabalho e cursos profissionalizantes para minimizar o impacto do desemprego e direcionar a profissionalização conforme as demandas locais.
  • Identificação das demandas habitacionais, triagem da população carente e colaboração com outras secretarias para traçar políticas públicas habitacionais.
  • Planejamento e gerenciamento de processos de compras e contratações.
  • Elaboração e coordenação do orçamento da secretaria e dos fundos municipais, além da participação na elaboração de documentos como o Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual.
  • Incentivo e apoio ao exercício da cidadania e fortalecimento dos direitos sociais.
  • Divulgação e orientação sobre os direitos do consumidor e defesa do consumidor no município.
  • Prestação de orientação jurídica à pessoa carente e apoio a associações e entidades sociais filantrópicas.
Essas competências refletem o compromisso da Secretaria Municipal de Assistência Social em promover o bem-estar, inclusão e cidadania, atendendo às necessidades da população mais vulnerável de Brasilândia.

• Atendimento emergencial às famílias abaixo da linha de pobreza.
  • Planejamento e gerenciamento de processos de compras e contratações.

Local: Brasilândia