11 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura de Brasilândia firma parceria com Sebrae e formaliza adesão ao Cidade Empreendedora e Inclusiva
Programa será executado no município até 2024 com ações que visam transformar a economia local e promover o desenvolvimento por meio do fortalecimento dos pequenos negócios
A Prefeitura Municipal de Brasilândia firmou parceria com o Sebrae/MS e formalizou a adesão ao programa Cidade Empreendedora em cerimônia realizada, nesta quinta-feira (11), na sede do Sebrae, em Campo Grande. O evento contou com a presença do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, além de representantes de outras prefeituras municipais que também aderiram à iniciativa, e autoridades vinculadas ao setor produtivo do Estado.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, o programa Cidade Empreendedora irá auxiliar a gestão pública na implementação de ações que fomentem o empreendedorismo e melhorem o ambiente de negócios do município. O contrato de formalização de adesão foi assinado pelo Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Daniel Silva, representando o prefeito Antônio de Pádua Thiago, que destacou a importância da parceria com o Sebrae/MS para o desenvolvimento do município.

Essa é a segunda vez que Brasilândia integra o programa. O município foi acompanhado pelo Sebrae no ciclo 2019/2020 e, conforme o secretário, o intuito da nova adesão é, principalmente, qualificar a gestão pública e dar apoio ao comércio local. "O prefeito de Brasilândia mantém uma parceria direta com o Sebrae para capacitar nossa equipe. Destaco a importância do Sebrae em nosso município ao profissionalizar nossa equipe, impulsionar a geração de emprego e a renda na comunidade, capacitando nosso comércio e promovendo o progresso em nosso município", pontuou.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o trabalho desenvolvido pelo Cidade Empreendedora é capaz de promover mudanças positivas para os municípios que aderem à iniciativa, impactando, principalmente na vida de quem empreende.

“O programa chega na cidade e identifica quais são as oportunidades e áreas de atuação, de modo que possa atender às necessidades e melhorar a realidade das pessoas. Essa transformação é evidenciada quando a gente percebe o avanço das pequenas empresas, incluindo, os pequenos produtores que recebem consultoria para que possam fornecer alimentos para a merenda escolar. Então, é um trabalho junto com o poder público em prol do desenvolvimento”, ressaltou Bertoni.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o programa Cidade Empreendedora entrega para cada município participante um pacote de ferramentas, com iniciativas que vem para melhorar o ambiente de negócios e apoiar as pequenas empresas locais.

“Atuamos em conjunto com a Prefeitura Municipal e lideranças locais para que as ações possam, de fato, sair do papel e trazer resultados positivos para a população. Com esse trabalho, nosso propósito é promover o desenvolvimento a partir da inclusão produtiva dos pequenos negócios, fazendo com que esse empreendedor se fortaleça, gere emprego e renda, participando do processo de transformação econômica. O Sebrae se faz presente como um grande aliado para auxiliar no processo de crescimento sustentável dos municípios”, destacou Mendonça.

O segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora já está em andamento em Brasilândia desde março deste ano, quando foi realizada a pesquisa socioeconômica, em que os agentes do programa levantaram a opinião da população sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. Com base nos dados coletados, será construído um plano de ação que norteará as futuras ações de fomento ao empreendedorismo e melhoria do ambiente de negócios local.

Por meio da iniciativa, o município será acompanhado pelo Sebrae até 2024, com ações voltadas para desburocratizar processos, facilitar a abertura e alterações de empresas, incentivar às compras locais, promover uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, fomentar o empreendedorismo, além de estimular o desenvolvimento empresarial e a formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Com a adesão ao programa, Brasilândia se torna um dos 37 municípios de Mato Grosso do Sul a adotar o Cidade Empreendedora como estratégia para impulsionar o desenvolvimento local. Também são atendidos pela iniciativa Amambai, Aparecida do Taboado, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis, Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Sebrae/MS
Autor: Sebrae/MS