20 FEV 2017
Professores de Brasilândia participam de Formação de Alfabetizadores pelo PNAIC

Professores do município de Brasilândia participam desde a última quarta-feira (15), na Escola Municipal Arthur Hoffig, da Formação de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A ação é promovida numa parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Câmpus Três Lagoas e tem apoio da Prefeitura de Brasilândia.

A formação conta com a participação de mais 40 professores e com orientação de estudo das docentes Maristela Leôncio Castilho e coordenação Rita de Cássia de Souza e Aracy Henrique de Souza. Ao longo do encontro os participantes realizaram estudos teóricos e troca de experiências dentro da sala de aula. A carga horária total é de 100 horas e este é o segundo encontro que os professores participam.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) resulta de um compromisso formal assumido pelos governos federal, Distrito Federal, estados e municípios em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Tem a formação de professores alfabetizadores como uma de suas principais ações.

Lançado no ano de 2013, desde lá, o programa é desenvolvido em Brasilândia por meio de encontros presenciais e atividades realizadas em sala de aula, totalizando uma carga horária considerável de estudos. A iniciativa também conta com a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que dá suporte na formação dos orientadores de estudos que organizam os encontros presenciais e realizam a capacitação dos professores alfabetizadores regentes no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e do campo.