10 JAN 2023
Saúde oferta gratuitamente teste rápido que identifica a leishmaniose em cães
A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde continua com o trabalho de combate e prevenção a Leishmaniose. Uma das atividades que são realizadas é o diagnóstico por meio de teste rápido que é ofertado gratuitamente para os tutores de cães.

Os interessados devem solicitar o teste no do Núcleo de Vigilância, localizado no Postão que fica em frente ao Hospital, de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h (MS).

É recomendável que o teste seja armazenado em um local refrigerado e em seguida agendar com a veterinária contratada para a aplicação do mesmo no animal.

O teste sai na hora. Em caso de positivo e com a autorização do proprietário, a equipe realiza uma contraprova, na qual o sangue é recolhido novamente e encaminhado ao Laboratório Central, em Campo Grande.

E se nesta contraprova der positivo, a equipe pode recolher o animal e uma empresa terceirizada realiza a eutanásia do cão.

Os cães infectados também podem ser tratados com medicamentos e os sinais crônicos desaparecem, entretanto, continuam sendo o parasita da doença. Lembrando quem optar pelo tratamento, mesmo com a doença no animal, deverá arcar com as despesas que serão para o resto da vida do cão.

No caso da transmissão em cães, os animais podem por vários anos estar sadio e não  apresentar os sintomas da doença que são: emagrecimento, quedas de pêlos e sarna, artrite (começa a mancar), lesão nos olhos, crescimento e deformação nas unhas, feridas no nariz e orelhas e ínguas no corpo.

A Saúde recomenda para que a população evite em acumular lixo orgânico (folhas, fezes de animais e restos de frutas) e neste caso, colocar em saco plástico fechado. Manter sempre o quintal e ou terrenos limpos, assim como deve-se evitar a criação de porcos e galinhas na Cidade.