26 SET 2022
Saúde imuniza mais de 700 animais no dia D da vacinação contra Raiva
Mais de 711 animais foram imunizados contra a Raiva no último sábado (24), em Brasilândia. A informação foi divulgada em um relatório elaborado pela equipe do Núcleo de Vigilância em Saúde – Zoonoses.

Foram instalados seis pontos de vacinação, sendo na Praça Santa Maria, Centro Comunitário do jardim Mão Amiga, ESF II do Bairro José Rodrigues, Escola Municipal Antonio Henrique Filho, Centro de Vida Saudável Akira Otsubo e Ginásio Municipal de Esportes Dep. Júlio Maia.

Foram vacinados no total 525 cães e 186 gatos.

Os tutores que não puderam levar seus pets no dia D pode retirar a dose da vacina na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada em frente ao hospital. É necessário levar um frasco com gelo para acomodar a dose da vacina.

A  raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.