12 SET 2022
SAÚDE
Brasilândia realiza diversas medidas para suprir desabastecimento de medicamentos
O desabastecimento de medicamentos tem sido situação enfrentada nos órgãos públicos e privados de todo o país.  Em Brasilândia, a Farmácia Central gerenciada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem realizado na medida do possível, ações para minimizar este atual momento que o Brasil passa.

O farmacêutico responsável, Samuel Turqueto, explicou que neste ano o Município encontrou dificuldades na aquisição de alguns medicamentos já que já haviam sido licitados, como por exemplo, dipirona, antibióticos e entre outros.

Uma das medidas que a Prefeitura fez para não ser ainda mais prejudicada, foi a notificação de empresas responsáveis pelo seu fornecimento. Segundo o Núcleo de Compras e Almoxarifado, foram enviadas 25 notificações referente à 52 autorizações de fornecimentos.

A ação tem surtido efeito e alguns medicamentos já retornaram a aparecer novamente nas prateleiras da Farmácia Central.

Samuel também explicou que devido a boa comunicação entre as unidades de Saúde, a Farmácia orienta as equipes de atendimento para receitar outros medicamentos similares disponíveis e que tenham o mesmo efeito desejado do remédio que pode estar em falta.

Muitos são os fatores que podem estar resultando na escassez destes medicamentos, como o não acesso às matérias primas (Ifa’s) no mercado internacional; pressão pelo aumento dos preços por parte da indústria farmacêutica e as consequências da Pandemia da Covid-19.

A unidade da Saúde oferece 125 medicamentos que são pactuados com o Governo Federal e com recursos próprios do município. Já os pacientes com problemas crônicos de saúde, como hipertensão, diabetes ou doenças pulmonares podem recorrer aos medicamentos não pactuados, que somam 230.

Para que possam adquirir esses medicamentos, os pacientes precisam se cadastrar na sede da Farmácia. Mais de 300 brasilandenses são cadastrados. E os de alto custo, são 55 tipos de medicamentos oferecidos.

Somente no primeiro quadrimestre deste ano, foram atendidas 8.252 pessoas de segunda à sexta-feira e 575.096 medicamentos dispensados.

A Farmácia Central de Brasilândia está localizada na Rua Coterp, n. 540, em frente antigo Batalhão da Polícia Militar. O horário de atendimento é das 07h às 15h (MS).