04 JUL 2022
Castramóvel completará um ano de funcionamento em Brasilândia
No próximo dia 17 de julho, o Castramóvel de Brasilândia completará um ano de funcionamento. A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulga o balanço de todo o atendimento prestado ao longo deste período.

Desde a sua criação foram 414 animais castrados. O serviço de castração é realizado a cada dez dias do mês, sendo que este período, a profissional contratada realiza a cirurgia de castração, bem como a retirada dos pontos dos pets.

O Castramóvel fica no Parque Akira Otsubo e os interessados devem procurar a Estratégia de Saúde da Família da Saúde de sua referência, ou o seu Agente Comunitário de Saúde e solicitar a castração. O animal precisa ter no mínimo seis meses de vida para realizar a castração.

Vale lembrar pela quantidade de inscritos, há uma fila de espera para a realização da cirurgia. Por isso, a Saúde pede paciência a todos os responsáveis pelos pets e que aguardam a castração.

*BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO*

- Nos machos, evita os marcação de território através do xixi;
- Reduz o comportamento de arranhar e afiar as unhas nos móveis da casa;
- Evita também a reprodução indesejada e o abandono de filhotes;
- Os gatos podem ficam menos agressivos;
- A expectativa de vida de um gato castrado é de 15 a 17 anos, enquanto a de um gato não castrado não chega a 10 anos de idade.

*DICAS DE COMO CUIDAR APÓS A CASTRAÇÃO*:
- Faça seu gato castrado beber bastante água todos os dias, pois gatos castrados tendem a urinar menos ao longo do dia, fazendo com que apareçam cálculos urinários;
- Coloque um bebedouro de água corrente para seu gato, ele irá adorar beber a água corrente e fresquinha;
- E ofereça uma ração específica para gatos castrados.