02 MAI 2022
Saúde realiza orientação sobre o combate à Hipertensão Arterial
A Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população para participar da Campanha de Combate à Hipertensão Arterial. O Dia Nacional é lembrado em 26 de abril, entretanto, a equipe realizará uma série de ações na primeira semana de maio.

Uma das ações é um vídeo com a nutricionista Jaqueline Mamede, na qual explica o uso do sal – um dos principais “vilões” no alimento do brasileiro e que prejudica na hipertensão arterial. O material será divulgado nas redes sociais da Prefeitura nesta semana.

Além disso, a Saúde realiza ao longo desta semana em todas as unidades, a verificação de pressão arterial, dosagem de glicemia, peso, altura e coleta de dados de consumo alimentar da população interessada.

A Campanha termina dia 06 de maio, no Postão.

Causas da Hipertensão?
Dentre as principais causas da pressão arterial alta estão a obesidade, histórico familiar, o hábito de fumar, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, consumo exagerado de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

Além desses fatores de risco, sabe-se que o número de casos aumenta com o avançar da idade e são maiores entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos e em pessoas com diabetes. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença.

Como prevenir a Hipertensão?
A hipertensão, na maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos. Por isso, para prevenir a hipertensão e suas complicações é necessário:

- adotar um estilo de vida saudável;

- mudar hábitos alimentares;

- reduzir o consumo de sal;

- praticar atividade física regularmente;

- aproveitar momentos de lazer;

- abandonar o fumo;

- moderar o consumo de álcool;

- evitar alimentos gordurosos;

- controlar o diabetes.