24 MAR 2022
Brasilândia realiza campanha para doação de sangue
Os interessados deverão procurar a Unidade Básica de Saúde até o dia 08 de abril
Brasilandenses interessados em doar sangue poderão realizar em breve este gesto de solidariedade. No dia 09 de abril, o Hemosul de Três Lagoas receberá doadores para a ação, que é realizada pela Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Os doadores interessados deverão procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) e fazer sua inscrição até 08 de abril.

Conforme os organizadores da ação, será disponibilizado gratuitamente transporte para os doadores interessados em participar da campanha na manhã do dia 09 de abril, até o Hemosul de Três Lagoas.

*Critério básicos para doação de sangue:*
- Estar bem alimentado no dia da doação. É preciso tomar um café da manhã reforçado;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
- Estar gozando de boa saúde (não estar gripado);
- Trazer um documento oficial com foto;
- Ter mais de 55 quilos.

*Devem aguardar para doação:*
- Imunização com a vacina Coronavac – 48 horas.
- Imunização com a vacina AstraZeneca – 7 dias.
- Quem teve Covid - precisa aguardar 10 dias após completar a recuperação.
- Quem passou por cirurgia -  precisa aguardar de 3 meses a 1 ano (dependendo da cirurgia e se tiver dúvidas, entre em contato com o Hemosul).
- Quem fez alguma tatuagem- precisa aguardar um ano para fazer a doação.
-  Algumas medicações podem impedir que a pessoa seja doadora por um período. Por isso, entre em contato com o Hemosul para informar quais medições utiliza.