03 DEZ 2021
SAÚDE
Brasilândia adere ao “Programa Nascer Bem MS” e recebe aparelho de ultrassonografia
Gestantes do Município de Brasilândia contarão com mais uma ferramenta para realizar o pré-natal com tranquilidade: um aparelho de ultrassonografia. A ação é uma parceria entre o Município e o Estado, na qual o prefeito Dr. Antonio Thiago esteve na manhã desta sexta-feira (03), recebendo o novo aparelho.

Participaram da entrega o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Rezende; o presidente da Câmara Municipal de Brasilândia, José Quintino de Souza, a secretária municipal de Saúde, Adeliza Abrami e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Madeira.

A ação faz parte do ‘Programa Nascer Bem MS’, na qual pretende reduzir a mortalidade materna e infantil. Brasilândia registrou nenhum caso de mortalidade infantil no ano passado.

O Projeto ‘Bem Nascer MS’ vem apoiar a assistência quanto a qualidade dos serviços de saúde que por muitas vezes, não tem tido potência suficiente para evitar mortes evitáveis tanto materna quanto infantil em Mato Grosso do Sul.

O Programa contará com uma plataforma digital que reúne diversas informações que vai de encontro com os eixos prioritários do projeto: educação permanente; linhas de cuidado materno-infantil; painel de monitoramento e avaliação; planejamento reprodutivo; sífilis congênita; prevenção à mortalidade materno e infantil; produção científica; financiamento e governança.

Nesta plataforma, há materiais gráficos digitais que falam sobre o ‘Planejamento Reprodutivo e métodos contraceptivos’, ‘Amamentação’, ‘Pré-Natal’, ‘Direitos da Mulher’, livros, painéis sobre a mortalidade materna e infantil, investimentos e espaço da madrinha.

Além da Atenção Primária, o ‘Bem Nascer MS’, quer oferecer melhorias no atendimento especializado como no suporte avançado em Obstetrícia; suporte avançado em Pediatria; qualificação do transporte Sanitário; além de lives e webs conferências periódicas.

Há ainda a realização do monitoramento e avaliação por meio da Integração com a Vigilância Epidemiológica e o monitoramento e avaliação de indicadores, bem como a contratualização e sistema de avaliação de indicadores.